Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Semana de 4 dias de trabalho no Brasil: Saiba qual tem sido o resultado para quem passa pelo teste

O Brasil está testando uma semana de trabalho de quatro dias em algumas empresas, com resultados preliminares indicando menos faltas, melhorias na organização do tempo e espaço para questões pessoais. O projeto, realizado em parceria com a “4 Day Week Global”, busca manter a produtividade enquanto os funcionários desfrutam de um dia extra de folga por semana.

Vinte e duas empresas, incluindo o Hospital Indianópolis em São Paulo, aderiram ao experimento. No hospital, as faltas e atrasos diminuíram, e os funcionários têm mais tempo para atividades pessoais. A maioria das empresas optou por conceder sexta-feira como dia de folga, mas algumas adotaram um sistema flexível, permitindo que os funcionários escolhessem seu dia livre.

Experimento da Semana de Trabalho de Quatro Dias no Brasil

A produtora de vídeos Thanks for Sharing, por exemplo, escolheu a quarta-feira como dia de folga após uma votação entre os funcionários. Eles ajustaram os cronogramas para acomodar essa mudança, com clientes cientes de que as demandas podem ser resolvidas no dia seguinte.

Durante o experimento, as empresas estão focadas em manter a produtividade. Na Brasil dos Parafusos, em Porto Alegre, a automação de processos ajudou a compensar a redução da equipe, enquanto na produtora de vídeos, uma análise cuidadosa das atividades diárias ajudou a otimizar o tempo.

Além dos benefícios de qualidade de vida, as empresas esperam reduzir a rotatividade de funcionários e atrair talentos. Para os participantes, como o Hospital Indianópolis, oferecer suporte aos funcionários para aproveitar o tempo extra é essencial.

Embora haja desafios, como a sobrecarga de trabalho e a ansiedade dos funcionários nos dias de folga, muitas empresas estão comprometidas com o experimento. No final, os resultados serão avaliados em parceria com instituições como a Fundação Getúlio Vargas e a Boston College para determinar a viabilidade de implementar uma semana de trabalho mais curta em larga escala no Brasil.

Imagem: Reprodução/Freepik