Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

General Motors já demitiu 1,2 mil funcionários em SP, revela sindicato

A General Motors (GM) demitiu aproximadamente 1.200 funcionários em suas três fábricas no estado de São Paulo no último final de semana, de acordo com os sindicatos de metalúrgicos de São Caetano do Sul, São José dos Campos e São Paulo. A empresa alega que essa medida foi necessária devido à queda nas vendas e nas exportações.

As três fábricas estão com a produção completamente paralisada desde segunda-feira, 23, quando os cortes foram anunciados por meio de telegramas e e-mails enviados aos funcionários. Em São José dos Campos, 800 funcionários foram demitidos, o que representa 20% da força de trabalho da fábrica.

Os trabalhadores demitidos protestaram pendurando seus uniformes na cerca da empresa.

Situação nas Fábricas da General Motors em São Paulo

Nas fábrica de São Caetano do Sul, São José dos Campos e São Paulo, os sindicatos estão buscando diálogo com as autoridades, incluindo reuniões com o secretário da Fazenda e Planejamento do estado e um pedido de encontro com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Até o momento, não foram relatados cortes nas outras unidades da GM no Brasil.

A GM justificou as demissões com a necessidade de se ajustar ao atual cenário econômico e alegou ter tentado diversas alternativas, como lay-off, férias coletivas e programas de desligamento voluntário. A empresa havia recebido incentivos fiscais do governo do estado de São Paulo após anunciar um investimento de R$ 10 bilhões para o período de 2020 a 2024.

Os sindicatos também enviaram uma carta ao governo federal, buscando uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para abordar a situação dos trabalhadores afetados pelas demissões.

Para mais matérias e novidades, confira nosso site!

Imagem: Reprodução/Olhar Digital