Trocar de emprego logo após ser contratado pode prejudicar sua carreira?
Imagine a situação: você começa a trabalhar em um novo emprego e, algumas semanas depois, recebe a resposta positiva de um processo seletivo que tinha participado há um tempo. A nova função oferecida é mais interessante do que a atual, então o que fazer? Permanecer onde você está ou trocar de emprego?
Saiba se mudar de trabalho depois de ser contratado é prejudicial para sua carreira.
O que está em jogo é o seu futuro
Nesse sentido, a resposta é direta: você pode trocar de emprego logo depois de ser contratado, afinal a possibilidade de ruptura de vínculo de trabalho é muito comum nas relações entre contratado e contratante. É uma situação estabelecida legalmente e que não deve causar nenhum constrangimento.
Porém, é essencial que você entenda os motivos que o levam a deixar esse emprego tão rapidamente. E, nesse caso, é válido lembrar que, quando você chega a um novo trabalho, há uma fase de adaptação que é demorada, pois exige que se acostume com uma nova cultura, novas tarefas e novos chefes.
E, em uma carreira de sucesso, a resiliência e a capacidade de se adaptar são características fundamentais. Quando consegue passar pela fase de adaptação, mostra que tem maturidade, o que é muito valorizado no mundo profissional de hoje. Além de que a certeza de inadaptação sugere falta de planejamento.
Ou seja, quando buscamos um emprego e aceitamos uma vaga, precisamos nos planejar para garantir que aquela é a oportunidade ideal e para não entrarmos em um trabalho inadequado para nosso perfil. Portanto, nessa situação de insatisfação, o melhor que você pode fazer é realmente pedir sua demissão.
No entanto, lembre-se de que, ao escolher o novo emprego, você deverá se basear em autoconhecimento e em processos de avaliação de suas competências e características pessoais. Nesse sentido, para conseguir sucesso na sua vida profissional, o planejamento é uma etapa imprescindível.
Imagem: Reprodução/Freepik