Trabalhar presencialmente é ruim? Pesquisa revela dado surpreendente sobre profissionais em home office
Uma pesquisa conduzida pelo Offerwise e encomendada pelo QuintoAndar e Imovelweb revelou que 40% dos profissionais que trabalham em regime home office ou modelo híbrido considerariam buscar outro emprego caso fossem obrigados a retornar ao trabalho presencial em tempo integral.
Os resultados da pesquisa foram obtidos a partir de entrevistas realizadas em todas as capitais do Brasil, com pessoas maiores de 18 anos.
Principais constatações resultantes da pesquisa
O estudo destacou que, para cerca de 33% dos entrevistados, a escolha do local de residência está relacionada ao trabalho. Dentre esses, 57% priorizaram a proximidade com o local de trabalho, 28% consideraram o acesso ao transporte público e 24% valorizaram a rapidez do trajeto entre casa e trabalho sem tráfego.
Outro ponto relevante é que a pesquisa revelou que morar em um ambiente tranquilo para possibilitar o trabalho em casa é o fator mais importante ao escolher um imóvel para 70% dos entrevistados. Além disso, 66% consideraram a proximidade com o local de trabalho como um fator de importância significativa ao escolher sua moradia.
Por outro lado, uma pesquisa do IBGE mostrou que, no último trimestre de 2022, 51,2% dos profissionais em trabalho home office eram homens e 63% eram brancos. Além disso, aproximadamente 9,5 milhões de brasileiros adotaram o trabalho remoto ano passado, representando menos de 10% da força de trabalho total do país nesse período.
Motivos da preferência pelo home office
Entre as razões da preferência pelo modelo de trabalho remoto, estão:
- Maior flexibilidade: 60% dos entrevistados afirmaram que trabalham fora do escritório pelo menos um dia por semana, desfrutando da flexibilidade proporcionada pelo home office;
- Desejo de equilibrar vida profissional e pessoal: O trabalho remoto permite uma maior interação social com familiares e mais tempo disponível para o autocuidado, o que resulta em maior saúde mental, disposição e, consequentemente, produtividade.
Para mais matérias e novidades, confira nosso site!
Imagem: gpointstudio/Freepik