Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Tempo de espera do transporte público de São Paulo está entre os piores do mundo

Um novo levantamento feito por um aplicativo de mobilidade mostra quais cidades do mundo têm os piores tempos médios gastos no transporte público. Quatro municípios brasileiros estão colocados entre os 15 primeiros do ranking e São Paulo é um dos destaques da lista com uma média de mais de 60 minutos no trânsito.

Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte também estão participando do ranking. Além disso, o levantamento avalia o tempo médio gasto em viagens de média duração e a capital paulista também é um dos destaques. Saiba mais sobre o resultado final da lista e qual a situação da cidade de São Paulo.

Capital paulista é décima cidade com mais tempo gasto no transporte público

O levantamento foi produzido pelo aplicativo Moovit e levou em consideração milhões de viagens por transporte público feitas pelos usuários no ano passado. Entre as 15 piores cidades, São Paulo aparece na décima posição, com média de tempo de cerca de 62 minutos que são gastos com o transporte público.

O Rio de Janeiro está colocado na quarta posição, com 67 minutos, o Recife, na sétima, com 64, e Belo Horizonte, na décima primeira, com 61. O documento mostra que, no Rio de Janeiro, por volta de 11,73% das pessoas demoram duas horas ou mais por viagem, enquanto, no Recife, esse número é de 8,87%.

Já em relação às viagens de média duração, a capital paulista ficou na quinta colocação, com uma média de 33,86% dos passageiros gastando entre uma e duas horas por trajeto. Logo atrás de São Paulo, aparecem as cidades do Rio de Janeiro e Recife, com médias de 32,72% e 32,21%, respectivamente.

O relatório foi produzido com base em viagens de ônibus, metro, trem, VLTs, barcas e outros transportes públicos. O levantamento também apresenta estatísticas sobre tempo de espera, distância percorrida, porcentagem de passageiros que realizam duas ou mais baldeações, além de micromobilidade.

Imagem: Reprodução/Freepik