Sonhos podem impactar a produtividade no trabalho? Entenda
Não dormir bem pode comprometer a saúde e a produtividade no trabalho, um problema que afeta mais de 60% dos brasileiros, em especial as mulheres, segundo uma pesquisa realizada pela USP e Unifesp. Por outro lado, um estudo revela que nossos sonhos podem impactar positivamente nosso desempenho profissional.
Publicado pela Academy of Management, um estudo recente apresentou uma correlação inesperada entre sonhos e produtividade. Os sonhos são responsáveis por diversas funções cerebrais importantes, tais como a solução de problemas, consolidação de memórias e regulação de emoções. No entanto, a pesquisa revelou que os sonhos também podem nos tornar mais resilientes, o que melhora o desempenho no trabalho através da geração de sentimentos de deslumbramento.
Como os sonhos aumentam resiliência e produtividade?
O estudo indica que o sentimento de deslumbramento surge quando vivenciamos algo extraordinário em nosso sonho, o que nos impulsiona a atribuir significado a essa experiência. Este efeito de transbordamento é o resultado da interação entre os sonhos, a criação de significado e a emoção. Tais experiências, ao propiciar sentimentos de admiração e deslumbramento, deslocam o foco dos indivíduos de si mesmos e de suas preocupações, aumentando sua resiliência e, consequentemente, a progressão em direção às metas ao longo do dia de trabalho.
Os pesquisadores descobriram que mais de 40% da variação na resiliência diária é causada por flutuações nas avaliações diárias de fatores de estresse no trabalho. Dessa forma, iniciar o dia com uma vivência positiva proveniente dos sonhos pode causar um grande impacto positivo. Além disso, a resiliência diária está relacionada com a progressão na carreira, pois acelerar o progresso diário em direção ao cumprimento das metas de trabalho de uma pessoa, que é facilitada por uma mentalidade resiliente, acumula-se ao longo do tempo.
O estudo sugere que é preciso dar mais atenção ao que ocorre enquanto as pessoas dormem, considerando o potencial dos sonhos de influenciar os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos profissionais. A ligação entre o sonho e a resiliência também depende dos traços de personalidade do indivíduo, como a inclinação para a busca de novos conhecimentos.
Não é apenas a quantidade de sono que importa, mas também a qualidade dos sonhos que temos. Se usados estrategicamente, nossos sonhos têm o poder de impactar positivamente nossa vida profissional, aumentando a produtividade e a resiliência. Portanto, permita-se sonhar e perceber como seus sonhos podem melhorar sua vida profissional.