SLAM SP: Grande competição de poesia acontecerá neste fim de semana (09 e 10/09) em SP
Uma emocionante competição de poesia está prestes a agitar São Paulo neste fim de semana, nos dias 9 e 10 de setembro. Conhecida como “SLAM SP,” essa batalha de versos falados é uma celebração de sua 15ª edição e é considerada a primeira do Brasil.
O evento acontecerá no Sesc 24 de Maio, localizado no centro da cidade, e reunirá 44 poetas de todo o estado em busca de uma vaga no prestigioso campeonato nacional, o “Slam BR.”
SLAM SP: Competição de Poesia Falada Acontece em São Paulo neste Fim de Semana
A competição em São Paulo é dividida em quatro etapas: as duas primeiras são classificatórias, acontecendo até sexta-feira, dia 8. A terceira é a semifinal, marcada para o sábado, dia 9, e a quarta e última etapa é a grande final no dia 10, quando serão coroados dois campeões. Todas as fases do evento serão transmitidas ao vivo nas redes sociais do “SLAM SP”.
O júri responsável por escolher os vencedores é composto por membros da plateia, que atribuem notas de zero a dez. O público também desempenha um papel crucial, torcendo e apoiando suas performances favoritas.
Os temas abordados pelos poetas são variados e refletem questões sociais importantes, como racismo, homofobia, machismo e violência. As regras são claras: cada participante tem um limite de dez minutos para recitar um texto autoral, sem o uso de música, figurinos extravagantes ou cenários elaborados, dependendo apenas de sua expressão corporal e vocal para cativar a audiência.
Além da competição, o evento oferece oficinas gratuitas e abertas ao público em geral. Uma delas é “Corpo Poético em Performance,” ministrada por Flip Couto no sábado, das 10h às 12h. A outra, “Da Letra à Cena,” com Fernanda D’Umbra, ocorre no domingo, das 14h às 15h30.
História do slam
O movimento “slam” teve origem em 1980 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, e se espalhou pela Europa antes de chegar ao Brasil por volta de 2008, graças aos esforços de Roberta Estrela D’Alva e outros entusiastas. Hoje, existem mais de 200 comunidades de slam em todo o país, com 50 delas em São Paulo. O “SLAM SP” é considerado o maior da América Latina em termos de participantes.
Roberta Estrela D’Alva, integrante da direção, produção e apresentação do evento, afirma: “Quem vier ao Sesc 24 de Maio para assistir ao campeonato com certeza vai se emocionar e vibrar com a força da poesia popular urbana.” Portanto, prepare-se para uma intensa celebração da arte da palavra falada neste fim de semana em São Paulo.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Divulgação/Sergio Silva