Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Se você trabalhou entre 1971 e 1988 pode ter direito a receber as cotas do PIS Pasep; saiba como verificar

Por volta de 10,5 milhões de trabalhadores que possuem saldo de cotas do PIS Pasep poderão efetuar o saque dos valores até o mês de agosto. Esse direito é garantido aos profissionais que trabalharam com carteira assinada na iniciativa privada ou como servidores públicos entre os anos de 1971 e 1988.

Saiba como verificar se você terá direito a receber essas cotas.

Consulta deverá ser realizada pelo aplicativo do FGTS

Atualmente, R$ 25,4 bilhões de PIS Pasep estão parados porque os cidadãos não sabem se têm direito ao saque. Vale lembrar que todos os participantes cadastrados no Fundo PIS Pasep que possuem saldo de cotas poderão efetuar o saque integral dos valores até o dia 5 de agosto, data limite para a retirada.

O PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que também tem como função liberar os valores para os trabalhadores com carteira assinada. Já o Banco do Brasil se responsabiliza pelo Pasep e deveria liberar para os servidores públicos. No entanto, a Caixa fará a liberação para ambos os grupos.

Para saber se você tem direito a retirar esses valores até agosto, deverá acessar o Aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS). Lembrando que não será necessário ir a uma agência bancária para fazer o saque, já que também há a possibilidade de solicitar a retirada no próprio aplicativo.

Até o dia 5 de agosto, caso tenha direito, deverá selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, clicar em “Solicitar o saque do PIS Pasep” e escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial). Em seguida, você precisará verificar seus dados pessoais e, por fim, selecionar a opção “Confirmar saque”.

Vale ressaltar que, na opção de crédito em conta, o saldo será creditado em conta bancária de qualquer instituição que for indicada, sem nenhum custo. Caso toda a documentação estiver correta, a previsão é que o valor seja transferido para a conta bancária selecionada pelo trabalhador em até cinco dias úteis.

Imagem: Reprodução/Agência Brasil