São Paulo possui o maior número de cervejarias do Brasil; veja ranking
Nesta semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou o Anuário da Cerveja. De acordo com o levantamento, o estado de São Paulo segue no topo do ranking, com mais de 380 cervejarias, seguido pelo Rio Grande do Sul.
Já o estado de Minas Gerais superou Santa Catarina e agora aparece na terceira colocação da lista. Além disso, o relatório também evidencia que cresceu o número de municípios com pelo menos uma cervejaria em funcionamento.
Saiba mais sobre o anuário do Mapa e veja qual a situação do estado de São Paulo.
Brasil tem mais de 1700 cervejarias
Na última quarta-feira (5), o Anuário da Cerveja foi divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O levantamento mostra que o estado de Minas Gerais ultrapassou Santa Catarina e agora aparece na terceira posição do ranking. No total, são 222 cervejarias mineiras e 215 catarinenses.
Além disso, o relatório também indica que o estado de São Paulo segue na primeira colocação por mais um ano, com um total de 387 lojas registradas. Logo em seguida, está o Rio Grande do Sul, com 310 em funcionamento. Já na quinta posição, aparece o estado do Paraná, com 161.
De acordo com o anuário do Mapa, o Brasil possui 1729 cervejarias registradas. O levantamento ainda evidencia um crescimento de 7,4% na quantidade de municípios com pelo menos um desses estabelecimentos, ou seja, agora são 722. No último ano, havia ao menos uma cervejaria em 672.
Ranking nacional
Confira o ranking dos estados brasileiros com o maior número de estabelecimentos do tipo:
- São Paulo: 387;
- Rio Grande do Sul: 310;
- Minas Gerais: 222;
- Santa Catarina: 215;
- Paraná: 161;
- Rio de Janeiro: 120;
- Espírito Santo: 69;
- Goiás: 40;
- Bahia: 30;
- Mato Grosso: 23.
Imagem: Reprodução/TV Globo