São Paulo pode ter aumento de quase 6% no valor da conta de luz; saiba mais
Em uma reunião programada para ocorrer na terça-feira, 17 de outubro de 2023, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá deliberar sobre os reajustes nas tarifas de energia de quatro distribuidoras. As mudanças propostas poderão afetar os consumidores de São Paulo, Brasília e Goiás, pois os processos tarifários dessas distribuidoras estão na pauta do dia.
Nos processos em questão, estão as empresas EDP São Paulo, CPFL Piratininga, Equatorial Goiás e Neoenergia Brasília. Dependendo da decisão tomada, os aumentos propostos podem chegar a até 9,32% para os consumidores situados no Distrito Federal. Já em São Paulo, o reajuste proposto é de 5,66%.
Mas afinal, quais são os reajustes propostos pela EDP São Paulo e pelas demais distribuidoras?
Segundo as informações preliminares, os reajustes médios para cada uma das distribuidoras são:
- Neoenergia Brasília: 9,32%;
- Equatorial Goiás: 6,56%;
- EDP São Paulo: 5,66%;
- CPFL Piratininga: proporção que, em média, representa uma diminuição de -1,92%.
Esses novos valores, se aprovados, entrarão em vigor a partir da próxima semana.
Qual poderá ser o impacto desses reajustes?
Os impactos variam conforme a distribuidora. Por exemplo, para a EDP São Paulo, a proposta de reajuste é de 5,66%, aplicando-se diferentes porcentagens a alta tensão (6,15%) e a baixa tensão (4,73%).
Já no caso da CPFL Piratininga, pode ocorrer uma redução média, sendo que para os clientes de alta tensão a diminuição proposta é de 9,38% enquanto que os consumidores de baixa tensão poderão ver um aumento de 2,63% em suas contas.
Porém, para a Equatorial Goiás, a proposta de reajuste médio é de 6,56%, com um aumento para os clientes de baixa tensão de 10,62%.
Ou seja, a população brasileira precisa ficar atenta para os possíveis aumentos em suas contas de luz já nos próximos dias. Será fundamental acompanhar a reunião da Aneel para verificar quais serão, de fato, os reajustes implementados pela empresa.
Imagem: Reprodução/Freepik