Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

São Paulo deve implementar faixa azul em novas vias da cidade

A prefeitura de São Paulo está estudando a implementação da faixa azul em 83 vias da capital paulista. A medida está sendo avaliada, e um dos principais obstáculos é que nem todas as avenidas, ruas e viadutos almejados comportam a adição dessa faixa exclusiva destinada às motocicletas.

O projeto piloto da faixa azul foi colocado em prática em janeiro de 2022, na Avenida 23 de Maio, e não houve o registro de nenhuma morte desde então, segundo informações da própria prefeitura. Atualmente, há 1,3 milhão de motos em circulação na maior metrópole do país.

Saiba mais sobre o projeto de expansão da faixa azul em São Paulo.

Capital paulista deve receber a faixa azul em novos pontos da cidade

O estudo que está sendo feito pela prefeitura de São Paulo prevê a implementação de mais 200 km de faixa azul, que são exclusivas para motocicletas, na capital. Com a medida, a ideia é que 83 vias possam receber a faixa, incluindo na lista as marginais Pinheiros e Tietê.

Na última semana, a gestão realizou uma revisão do Plano de Metas e incluiu a nova proposta. O problema é que nem todas as avenidas, ruas e viadutos têm capacidade para a adição dessa faixa, como é o caso da Avenida Cerro Corá, na Zona Oeste.

A Secretaria Nacional de Trânsito acompanha o projeto. O órgão explica que já tem o ofício da prefeitura para que o estudo possa ser feito. Em março, solicitou informações técnicas sobre os pontos de interesse e afirma que, assim que recebê-las, vai começar a discutir com o Conselho Nacional de Trânsito.

A faixa azul é diferente das motofaixas, implementadas anteriormente na cidade, em que as motos ficavam à esquerda. Nesse novo modelo de faixa exclusiva, as motocicletas circulam no corredor entre os carros, espaço já utilizado atualmente, no meio da pista.

Em agosto de 2022, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou a expansão da faixa azul para a Avenida dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo. Já as faixas da Avenida Rubem Berta, na Zona Sul, e das Avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia, no Centro, tiveram suas expansões aprovadas.

Imagem: Divulgação/CET