No mês de agosto de 2023, o estado de São Paulo testemunhou um aumento significativo na abertura de novas empresas, registrando o maior volume do ano. A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) relatou a abertura de 30.697 novos negócios em todos os 645 municípios paulistas durante esse período.
Até então, o desempenho mais notável do ano tinha ocorrido em março, quando 30.023 empresas foram estabelecidas em um único mês.
Recorde de Abertura de Empresas em São Paulo em 2023
De janeiro a agosto, a Jucesp registrou um total de 208.761 novas empresas, refletindo o crescimento constante da economia paulista em 2023. Desde o início do ano, a administração liderada pelo governador Tarcísio de Freitas tem enfatizado a implementação de políticas públicas voltadas para o estímulo à criação de empregos, renda e empreendedorismo.
Márcio Massao Shimomoto, presidente da Jucesp, destacou: “Além das várias medidas de incentivo promovidas pelo governo de SP, a Junta Comercial está empenhada em digitalizar serviços e simplificar processos, acelerando o registro de novos CNPJs”.
“Nossa concentração está na facilitação da criação de novas empresas, no fomento do ambiente empreendedor e na geração de empregos”, concluiu.
O número de empresas abertas em São Paulo em agosto também estabeleceu um recorde nos últimos 12 meses, superando o melhor desempenho do último quadrimestre de 2022, registrado em setembro, quando 26.154 novos negócios surgiram em todo o estado.
A capital paulista seguiu a tendência estadual, atingindo um marco histórico na abertura de empresas em agosto. A cidade registrou a criação de 13.402 novos CNPJs, o maior número desde o início da série histórica da Jucesp do governo de SP, que teve início em 1998.
Confira outras matérias e novidades em nosso site!
Imagem: Reprodução/Estadão