Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Quem pagará a taxa de licenciamento de setembro em SP? Saiba mais

Em São Paulo, os proprietários de veículos com placas finais 5 e 6 têm até o dia 30 de setembro para pagar a taxa de licenciamento anual obrigatório.

Para os donos de caminhões e caminhões-trator, o cronograma começa em setembro e se estende até dezembro.

Saiba mais a seguir.

Taxa de Licenciamento de Veículos em São Paulo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) destaca que todo o processo pode ser realizado de forma digital, por meio do sistema bancário.

Portanto, não é necessário visitar uma unidade de atendimento do Detran-SP ou Poupatempo para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico (CRLV-e), um documento obrigatório para circular com o veículo.

Dessa forma, para licenciar o veículo, basta informar o número do Renavam e efetuar o pagamento por meio de internet banking, aplicativo bancário, caixa eletrônico de bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal) ou em lotéricas, quitando todos os débitos do veículo, como IPVA, multas pendentes e a taxa de licenciamento.

O documento digital estará disponível para download e impressão nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Senatran, bem como nos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá imprimir o documento em papel sulfite comum (A4-branca).

O cronograma para veículos de passageiros, ônibus, reboques e semirreboques é o seguinte:

  • Julho: Placas com finais 1 e 2;
  • Agosto: Placas com finais 3 e 4;
  • Setembro: Placas com finais 5 e 6;
  • Outubro: Placas com finais 7 e 8;
  • Novembro: Placas com finais 9;
  • Dezembro: Placas com finais 0.

Aqueles que não realizarem o licenciamento dentro do prazo estabelecido estarão sujeitos a infração gravíssima, que pode resultar na remoção do veículo para o pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: standret/Freepik