Quando é o momento certo para mudar de carreira?
É bastante comum imaginar que, quanto mais velha é uma pessoa, mais ela está confortável e acomodada em sua profissão, ou seja, sem desejo nenhum por mudanças. Porém, um estudo recente revela um cenário um tanto diferente.
De acordo com a pesquisa feita por uma plataforma de currículos, mais de 80% dos participantes acima dos 40 anos disseram que têm o anseio de trabalhar em uma carreira nova. O número é muito próximo aos jovens que também responderam da mesma forma.
Saiba mais sobre os dados revelados pelo estudo.
Qual é a hora certa para procurar uma nova profissão?
A plataforma de currículos Onlinecurriculo ouviu 500 brasileiros de faixas etárias, classes sociais e regiões diversas para entender a vontade de mudar de carreira no mercado de trabalho do país. E o resultado acabou sendo diferente do que o senso comum, geralmente, pensa sobre o assunto.
Segundo a pesquisa, 82,2% dos entrevistados acima dos 40 anos disseram que têm interesse em mudar de carreira. Esse número é muito parecido com os 82% de jovens de 16 a 24 que também responderam o mesmo acerca de suas vidas profissionais.
Além disso, 69,8% dos entrevistados acreditam que não há uma idade limite para a recolocação em uma nova carreira. Apenas 13,4% afirmam que 40 anos é o máximo para que essa mudança aconteça, e 10,6% responderam que os 30 anos é o limite.
A ideia do estudo foi também identificar os principais motivos para o profissional procurar uma nova carreira. A busca por melhores salários (64,8%) e a falta de satisfação ou realização (36,6%) foram apontados como as razões mais frequentes.
Para trabalhadores mais experientes, a preocupação com o desenvolvimento de habilidades novas, a possível frustração com a escolha e a busca pelas oportunidades são os principais desafios, além do salário, que pode ser menor.
Imagem: Reprodução/Unsplash