Qual é a importância da saúde mental na carreira profissional? Entenda
A saúde mental dentro das empresas tem se tornado um assunto cada vez mais debatido, principalmente depois dos momentos difíceis que todos enfrentaram durante a pandemia de Covid-19.
As angústias e as incertezas no ambiente de trabalho são alguns fatores que impedem o profissional de progredir. Se o emocional não está bom, a saúde mental fica cada vez mais precária.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Saúde mental na carreira profissional
Muitos problemas acontecem porque as empresas não sabem lidar com o tema da saúde mental. Todo funcionário já escutou pelo menos uma vez algumas frases como “trabalhe enquanto os outros dormem” ou “ele se dedicou 200% e chegou nessa posição por isso”.
Esse tipo de abordagem cria uma cultura tóxica no ambiente de trabalho, principalmente entre as lideranças e os colaboradores. Essas atitudes são as responsáveis por causar ansiedade, depressão e burnout, já que tudo que o funcionário entrega não parece ser o suficiente.
O que as empresas podem fazer, portanto, é criar uma estrutura de acolhimento para que os colaboradores possam se desenvolver em suas carreiras, e não se sentir como parte do problema. Trabalho exaustivo não é sinônimo de dedicação, já que cada um desenvolve a sua maneira de desempenhar as tarefas.
Deve-se olhar para cada funcionário como único. Cada pessoa tem as suas próprias características e necessidades. Por isso, é necessário que todos se sintam seguros em identificar suas vulnerabilidades e ter auxílio, quando for preciso.
As lideranças devem reconhecer que há um ambiente tóxico nas empresas e procurar especialistas que ajudem a resolver o problema. Assim, os funcionários terão espaço para se comunicar melhor e externar suas dificuldades e problemas.
Onde encontrar mais dicas?
Para saber tudo sobre ambiente de trabalho, assim como vagas de emprego e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/Getty Images