Qual é a diferença entre trabalho liberal e autônomo? Entenda
Muitas pessoas não conhecem a diferença entre trabalho autônomo e trabalho liberal. Os dois modelos de trabalho vêm crescendo bastante no Brasil, principalmente com a crise econômica.
Mas afinal, qual é a diferença entre eles? Como ambas as modalidades trabalham por conta própria, é difícil perceber de imediato, mas a legislação funciona de forma distinta nos dois casos.
Saiba mais a seguir.
A diferença entre trabalho liberal e autônomo
A primeira diferença entre o trabalho liberal e autônomo é que o liberal pode ou não ter vínculo empregatício com terceiros. Enquanto que o trabalhador autônomo não tem vínculo nenhum.
Quanto à formação, o profissional autônomo não precisa ter diploma na sua área de atuação. Já o profissional liberal precisa. Inclusive, é necessário que ele esteja devidamente registrado nos conselhos, como na OAB para advogados, o CRM para médicos, entre outros.
Assim, enquanto o trabalhador autônomo tem total liberdade na hora de exercer suas funções, de dispor seu próprio trabalho, não precisando de diploma para isso, o trabalhador liberal precisa ser formado na área, além de poder ser representado por sindicatos e conselhos. E por fim, fica a critério do liberal ter vínculo com terceiros ou não.
Como obter segurança trabalhando por conta
Para quem trabalha por conta, perder um dia de trabalho por diversos motivos pode comprometer muito o orçamento do mês.
Para isso, existe um seguro chamado Diária por Incapacidade Temporária (DIT). Em caso de doença ou acidente, a contratação do DIT assegura que o trabalhador autônomo ou liberal possa ter o dia de trabalho coberto. O trabalhador terá um limite mensal e os dias não trabalhados têm que estar dentro desse limite.
Cada vez mais pessoas optam em ser trabalhadores autônomos ou liberais, seja pela flexibilidade, por poder trabalhar remotamente ou não ter patrão. Por conta disso, é preciso saber em qual categoria se encaixar e quais são as alternativas caso algo fuja do normal.
Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários!
Imagem: Reprodução/Freepik