Quais informações são realmente necessárias em um currículo? Entenda
O documento mais importante para um profissional que busca a recolocação no mercado de trabalho é o currículo. É preciso fazê-lo de maneira eficiente para chamar a atenção dos recrutadores.
Assim, muitas informações podem ser consideradas desnecessárias e acabam atrapalhando as chances de conseguir um emprego.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
O que é necessário colocar em um currículo?
Mesmo com o avanço da tecnologia e os currículos de papel cada vez mais raros, eles ainda podem ser importantes para conseguir um emprego. O primeiro passo é mantê-lo em no máximo duas páginas, mas o ideal é apenas uma. Ele é como um cartão de visitas, por isso apenas as informações mais importantes devem estar presentes.
Outro ponto importante é fazer a conexão entre as suas qualificações e o que a empresa está pedindo. Mostre o que você tem a oferecer e relacione suas competências com os valores e as necessidades da empresa.
Sempre mude o currículo de acordo com a vaga. É preciso adequá-lo a cada posição e a cada tipo de empresa. Mandar o documento inalterado em todas as oportunidades disponíveis não destaca o profissional o suficiente e não chama a atenção dos recrutadores.
No caso dos currículos digitais, em que é necessário preencher o formulário no site da empresa ou nas plataformas de contratação, o ideal é descrever suas capacidades de forma extensa. O próprio sistema faz a triagem dos currículos e ele busca por palavras-chave. Quanto mais detalhado for o seu currículo, maiores são as chances da máquina te selecionar para a próxima etapa.
Por fim, mantenha o seu currículo digital sempre atualizado, de preferência de mês em mês. Modificar alguns termos e acrescentar os cursos concluídos ao longo do tempo aumentam a possibilidade do seu perfil ser encontrado pelo sistema.
Onde encontrar mais dicas?
Para saber tudo sobre o mercado de trabalho, assim como vagas de emprego e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/Getty Images