Protesto contra o sindicato de motoristas de ônibus em SP: qual foi o motivo?
Na manhã desta terça-feira (29), um incidente ocorreu na Zona Leste de São Paulo, envolvendo um ônibus articulado que foi posicionado de forma transversal na Avenida Ragueb Chohfi, próximo ao cruzamento com a Avenida Jacu Pêssego. O bloqueio da via nos dois sentidos persistiu das 5h às 7h30.
De acordo com informações levantadas pela TV Globo, essa ação foi empreendida por um grupo de trabalhadores que se opõe às medidas propostas pelo sindicato dos motoristas de ônibus. O sindicato estava em processo de negociação para a campanha salarial dos motoristas e cobradores, buscando alcançar acordos relacionados a reajustes salariais, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e outros benefícios.
Ônibus Articulado Bloqueia Via Durante Disputa do Sindicato de Motoristas de Ônibus em São Paulo
Os manifestantes impediram a saída de ônibus das empresas Viações Sambaíba e Metrópole Paulista a partir das 5h e inclusive tentaram incendiar um veículo na garagem da Viação Sambaíba, situada na Vila Nilo, Zona Norte.
O sindicato, por meio de um comunicado, destacou que esse episódio foi orquestrado por um grupo dissidente e expressou um “veemente repúdio às ações de vandalismo que impediram a saída dos ônibus das Viações Sambaíba e Metrópole Paulista na manhã de 29 de agosto”.
O comunicado ainda afirmou que o sindicato estava em diálogo com representantes patronais para a Campanha Salarial desse ano, dissociando-se completamente das ações de vandalismo e se colocando à disposição das autoridades de segurança para garantir providências e penalizações aos envolvidos.
A SPTrans, por sua vez, também emitiu um comunicado condenando os atos de vandalismo que afetaram veículos em duas garagens da Viação Sambaíba, resultando em atrasos na operação das linhas vinculadas à garagem na Vila Sabrina, no intervalo entre 5h05 e 5h40 na terça-feira (29/8).
A operadora afirmou que os ônibus danificados já foram retirados e a normalização da operação estava ocorrendo gradualmente. A Viação Sambaíba também foi multada automaticamente pelas viagens não realizadas devido ao incidente.
Essa ocorrência impactou tanto as linhas que servem a Zona Norte com destino ao Centro quanto os bairros como Santana, Tucuruvi, Tremembé, Mandaqui e Jaçanã. Além disso, houve perturbações nas linhas que operam na Avenida Ragueb Chohfi, próxima ao cruzamento com a Avenida Jacu Pêssego, na Zona Leste, devido à posição transversal do ônibus articulado.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil