Programa do estado de SP oferece mais de 120 mil vagas em cursos para qualificar profissionais; saiba como se candidatar
O Governo de São Paulo, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançou o programa Qualifica SP nesta quarta-feira (29).
O programa foi desenvolvido em parceria com a iniciativa privada e vai oferecer 123 mil vagas em cursos na área de Tecnologia da Informação (TI).
Saiba mais sobre esses cursos e como se inscrever neles a seguir.
Quais são os cursos oferecidos?
Os cursos foram realizados com a parceria de três empresas de tecnologia. Uma dela é a ADA Tech. São 60 mil vagas para cursos de Desenvolvedor de Software Jr. e Softskills. A carga horária é 8 horas obrigatórias e mais 27 horas adicionais. No total são 324 horas para formação.
Já a empresa Impacta está oferecendo 60 mil vagas nos cursos de Desenvolvedor Backend, em que a carga horária é de 170 horas, e Engenharia de Dados, cuja carga horária é de 140 horas.
Por fim, a Softex Campinas está com 3 mil vagas em cursos de Desenvolvedor Full Stack e Desenvolvedor mobile, em que a carga horária corresponde a 360 horas para nivelamento e aprofundamento.
As vagas também são distribuídas da seguinte forma: 7 mil são exclusivas para pessoas com deficiência (PcDs) e 58 mil para mulheres. Também há vagas prioritárias para pessoas negras.
Como se inscrever?
Os interessados devem acessar o site do Qualifica SP e escolher o curso desejado. É preciso fazer o cadastro no site para seguir com a inscrição. O último dia para se inscrever é 30 de abril ou até se encerrarem as vagas.
Os cursos têm como objetivo suprir um déficit de profissionais da área de tecnologia, principalmente em TI. Até 2025, serão necessários mais de 540 mil novos trabalhadores no país, segundo relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom).
Imagem: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo