Prestação de contas para empresas: saiba como fazer da maneira correta
Uma das etapas mais importante para que a empresa tenha uma boa gestão é a prestação de contas, ou seja, o registro de todas as despesas e as receitas em um só documento.
Uma boa prestação de contas garante a confiabilidade da empresa. Quanto mais transparente for em relação às suas transações financeiras, mais credibilidade ela tem.
Saiba mais sobre a prestação de contas a seguir.
Prestação de contas: o que é?
Todos os gastos e os ganhos da empresa devem ser registrados devidamente. Forma-se, assim, um relatório com todos as transações feitas pela companhia.
Deve-se descrever tudo, desde entradas e saídas de recursos financeiros e suas respectivas origens, assim como o patrimônio líquido e bruto.
A lei 10.406/02 do artigo 1.020 do Código Civil prevê que a prestação de contas deve ser feita mensalmente ou anualmente.
Como fazer a prestação de contas?
O relatório com o balanço completo das finanças precisa ter as seguintes informações: ativos, passivos, patrimônio bruto, patrimônio líquido, despesas (todos os gastos) e receita (origem e valores).
O responsável pela execução do processo é o CFO (Chief Financial Officer ou Chefe do Setor Financeiro), o gestor da empresa e também um especialista na área contábil.
Para a prestação de contas, é preciso que haja a assembleia dos sócios após os processos relatados acima, como consta no artigo 1.078 do Código Civil. Ele diz que
“A assembleia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes ao término do exercício social, com o objetivo de:
I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;
II – designar administradores, quando for o caso;
III – tratar de qualquer outro assunto constante da ordem do dia.“
Onde encontrar mais dicas?
Para saber tudo sobre empresas, vagas de emprego e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/Freepik