Prefeitura de São Paulo lamenta destruição de câmeras de monitoramento na Cracolândia
As câmeras de vigilância do programa Smart Sampa, destinado a combater a violência na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, estão enfrentando atos de vandalismo.
Segundo a Polícia Civil, apenas um mês após o início do contrato e o lançamento do projeto, 11 câmeras instaladas no topo de postes foram destruídas.
Desafios Iniciais do Programa Smart Sampa e a Proteção das Câmeras de Monitoramento na Cracolândia
Após a destruição dos aparelhos, as autoridades estão revisando as imagens para identificar os responsáveis e possíveis testemunhas desse ato criminoso.
A Prefeitura de São Paulo também declarou que está em processo de avaliação para encontrar medidas eficazes de combate ao vandalismo, a fim de garantir o sucesso contínuo do Smart Sampa na melhoria da segurança na região da Cracolândia.
É importante destacar que as instalações das câmeras estão em fase inicial, e os equipamentos ainda não estão operacionais. O consórcio Smart City SP é responsável pela gestão desses equipamentos, e a previsão é que eles comecem a captar e monitorar imagens a partir de outubro. O programa tem como meta integrar um total de 20 mil câmeras em toda a cidade até 2024, das quais 3,3 mil serão direcionadas para a região central.
Essa iniciativa visa aprimorar a segurança e a vigilância na área da Cracolândia, com a esperança de reduzir atos de violência e crimes. No entanto, os desafios iniciais relacionados ao vandalismo demonstram a necessidade de um esforço conjunto para proteger esses recursos e garantir o sucesso do programa Smart Sampa.
Confira outras matérias e novidades em nosso site!
Imagem: Reprodução/Estadão