Prefeitura de Itupeva-SP anuncia programa de capacitação para pessoas com deficiência
Nesta semana, na cidade paulista de Itupeva, acontece uma ação de inclusão social através de uma parceria entre prefeitura, Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPED), Senai e Siemens Energy. A sala do Projeto de Esportes Para Todos (PEPT) foi o local escolhido para a ação.
Neste primeiro momento, os interessados estão sendo cadastrados e seus dados, enviados para a empresa Siemens Energy. É ela que irá encaminhar os candidatos para o processo de seleção e para os vários cursos de capacitação. Saiba mais sobre a ação social realizada pela Prefeitura de Itupeva.
O Programa de Capacitação do Senai visa a inserção no mercado
Aline Alves, secretária de Desenvolvimento Social, explica que a cidade tem fechado parcerias pela inclusão social. “Por isso, essa ação foi fundamental para o município, com a proposta de qualificar e encaminhar as pessoas para o mercado de trabalho, transformando suas vidas e de suas famílias.”
Já Dayane Bandeira, presidente do COMPED Itupeva, aponta que o Programa de Capacitação do Senai é reconhecido em todo o país. “E a partir do momento que essa oportunidade é disponibilizada em Itupeva, engrandece ainda mais o município, que se preocupa com a formação das pessoas com deficiência.”
Inicialmente, os interessados estão sendo cadastrados e seus dados, enviados para a Siemens Energy, que realizará o encaminhamento. Só depois dessa primeira etapa é que a grade dos cursos será divulgada, uma vez que ela é montada com base nos que forem inscritos e considerando todas as deficiências.
“Recebemos cadastros de pessoas com deficiência visual, física, intelectual, auditiva, Transtorno do Espectro do Autismo e psicossocial, além de candidatos reabilitados, por meio do INSS, que integram a lei de cotas”, descreve Elson Miranda de Souza, especialista de Tecnologia Assistiva do Senai-SP.
Nesse sentido, o Senai está orientando aqueles que se inscreveram para que fiquem atentos para qualquer contato da empresa Siemens Energy, sem prazo estabelecido. A ação contou com divulgação do COMPED através das redes sociais e pessoalmente, por meio da presidente do conselho e seus membros.
Imagem: Reprodução/Freepik