Pessoas mais jovens são infelizes no trabalho? Entenda
Nos últimos tempos, há uma tendência no mercado de trabalho de valorização do autocuidado e do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Este cenário é visto, principalmente, nas gerações mais jovens de trabalhadores. É o caso da pressão por uma semana de trabalho mais curta, por exemplo.
Mas, para que os gestores da empresas possam contribuir para o equilíbrio de todas as reivindicações dos mais jovens, é primordial que entendam o que leva à felicidade no trabalho para todas as gerações de funcionários. Este é o objetivo de um novo estudo realizado nos Estados Unidos.
Saiba o que a pesquisa revelou.
Entenda o porquê de pessoas jovens serem mais infelizes no trabalho
Segundo uma pesquisa recente da Cangrade, empresa que proporciona soluções de contratação e de gerenciamento de talentos baseada em Inteligência Artificial, 26% da geração Z (os mais jovens do mercado) disseram estar infelizes com seu emprego e 17% estavam pensando em pedir demissão.
Os números podem ser explicados pelo fato de que esses jovens iniciaram suas vidas profissionais há pouco tempo. Isto significa que, provavelmente, ainda estão colocados em cargos de nível inicial. Mas também pode ser o resultado de aspectos da saúde mental, como ansiedade e depressão.
Também é crucial captar os valores que levam à felicidade das gerações em seus empregos. Para a geração Z, por exemplo, o estudo identificou que essa condição está relacionada ao quanto eles são apaixonados pelo que fazem. “Meu ambiente de trabalho tira o melhor de mim”, afirmou um jovem.
O relatório aponta ainda que a geração mais nova tem expectativas com seus trabalhos. Portanto, eles esperam por crescimento profissional e não se sentirão satisfeitos caso não recebam oportunidades de desenvolvimento e orientação.
Portanto, todas essas questões devem ser levadas em consideração pelos empregadores na hora de gerir suas equipes. E é aí que aparece um grande desafio para eles: ouvir os pontos de vista e manter todas as gerações contentes em seus empregos.
Imagem: Reprodução / Getty Images