Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Pesquisa sobre aposentadoria pode decepcionar muitos brasileiros

Segundo o Fórum Econômico Mundial, 44% das pessoas com menos de 40 anos afirma que gostaria de se aposentar antes dos 60. Apesar disso, o próprio documento aponta que essa expectativa não condiz com o real e que “esta é uma desconexão significativa do que provavelmente acontecerá na realidade.”

O Fórum explica que “na prática, deixar de trabalhar em idades tão precoces exacerbará a lacuna na poupança e na meta de renda da aposentadoria. Também pode ser prejudicial em nível macroeconômico devido à redução das taxas de participação no mercado de trabalho”. Saiba mais sobre o relatório.

Novo documento revela expectativa das pessoas com aposentadoria

Em consonância aos resultados do grupo de profissionais com menos de 40 anos, diversos países, como Reno Unido e França, estão ampliando as idades mínimas para se aposentar por causa de preocupações com o custo para o financiamento de pensões. As decisões geraram profunda indignação da população.

Por outro lado, analisando o relatório do Fórum Econômico Mundial incluindo todas as faixas etárias, o resultado é bastante diferente. De maneira geral, 40% das pessoas afirmaram que gostariam de continuar trabalhando mesmo depois de completarem 65 anos. A pesquisa contou com mais de 350 entrevistados.

“Os entrevistados com mais de 40 anos parecem mais satisfeitos com os níveis mais baixos de reposição de renda na aposentadoria: 39% indicam querer um terço ou metade do salário líquido, em comparação com apenas 25% daqueles com menos de 40 anos”, é o que conclui o relatório realizado pelo Fórum.

Em relação ao preparo financeiro para o futuro, 55% dos entrevistados afirmaram que ainda não tinham dinheiro suficiente para se aposentar ou não tinham certeza. Além disso, 37% das pessoas com menos de 40 anos não tinham pensado na quantidade de dinheiro que precisarão quando pararem de trabalhar.

Imagem: Reprodução / Freepik