Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Pesquisa revela principais motivos que geram pedidos de demissão

Uma nova pesquisa mostra quais são os principais motivos que levam os funcionários a pedirem demissão de seus empregos. O relatório foi produzido com base na resposta de diversos empregados de empresas brasileiras de médio e grande porte.

Entre as principais justificativas estão o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, problemas de remuneração e feedbacks negativos recebidos pela equipe. O estudo também mediu quais são os impactos dos processos de “offboarding” (saída) para as empresas contratantes.

Saiba o que mais a pesquisa revelou.

Estudo mostra os principais motivos dos pedidos de desligamento

Uma pesquisa produzida pela Pin People, HRtech, (startup de RH), revela quais são as razões que levam os empregados a entrarem com um pedido de demissão. O relatório foi realizado com 392 mil funcionários de diversas empresas de médio e grande porte do país.

O estudo concluiu que os principais motivos de desligamento são a tentativa de buscar um equilíbrio entre a vida pessoal e sua carreira, os feedbacks negativos recebidos e também as questões que envolvem a remuneração do trabalhador.

Um dos pontos de destaque da pesquisa revela que 78% dos homens acreditam que passaram por um processo respeitoso de desligamento, enquanto esse número é de apenas 46% entre as mulheres. Mas um dos responsáveis pelo relatório explica o porquê da diferença.

“O público feminino se sente menos respeitado durante as dispensas e tem uma visão mais crítica sobre o alinhamento [do cargo] em relação às responsabilidades do dia a dia”, detalha Frederico Lacerda, CEO da Pin People. Para ele, há necessidade de reformular como os funcionários são desligados.

A partir dos resultados do estudo, há um apontamento para o “desligamento humanizado”. Segundo Lacerda, os impactos de um processo de demissão feito de forma inadequada pode piorar a reputação da empresa e atrapalhar em futuras contratações de novos talentos e também ex-empregados.

Imagem: Reprodução/Freepik