O Datafolha divulgou uma nova pesquisa da aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado de São Paulo. De acordo com os números revelados, o índice de aprovação do governo após 100 dias é de 33% entre os paulistas.
O terceiro governo do petista é reprovado por 30% da população do estado e é considerado regular para 34%. Os dados recém divulgados mostram uma dificuldade histórica do Partido dos Trabalhadores para ganhar força no estado mais rico e populoso do país.
Datafolha revela índice de aprovação de Lula entre paulistas
A mais recente pesquisa do Datafolha buscou medir o índice de aprovação do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após 100 dias de sua posse. Enquanto, nacionalmente, Lula é aprovado por 38% da população, apenas 33% dos paulistas avaliam os primeiros dias dessa forma.
Apesar disso, os números estaduais não são tão diferentes em relação aos nacionais. Existe uma divisão de opiniões como um reflexo da disputa eleitoral mais apertada desde a redemocratização. Lula foi eleito com apenas 1,8 ponto à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Entre os eleitores paulistas de Lula, a avaliação é mais positiva até do que a média nacional aferida em pesquisa anterior. A gestão do petista é vista como ótimo/bom por 68%, enquanto apenas 3% daqueles que votaram no atual presidente avaliam o governo negativamente.
Por outro lado, os paulistas que votaram em Bolsonaro, em sua maioria, reprovam os 100 primeiros dias do novo mandatário. Segundo a pesquisa, apenas 8% avaliam Lula e seu governo como ótimo/bom e 56%, como ruim/péssimo.
Até o momento, o governo Lula apresentou o retorno de antigos programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Mas, no cenário econômico, ainda há instabilidade e incertezas com a inflação que segue alta e as reformas prometidas e que ainda não foram aprovadas, como a Reforma Tributária.
Imagem: Evaristo Sa / AFP