Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Pesquisa elegeu as melhores cidades para combinar trabalho e lazer; veja lista

O trabalho híbrido e remoto, que ganhou força durante a pandemia, tornou-se uma escolha definitiva para muitas empresas ao redor do mundo. Essa modalidade de trabalho facilita o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, permitindo que os trabalhadores aproveitem o lazer em paralelo ao trabalho. Recentemente, o International Workplace Group (IWG) publicou um ranking das dez melhores cidades do mundo para combinar trabalho e lazer.

A pesquisa realizada pelo IWG analisou a experiência de 1.000 profissionais que trabalham de forma híbrida ou remota. O resultado foi divulgado pelo portal CNBC e trouxe uma lista atualizada, com algumas surpresas em relação ao ranking do ano passado.

Melhores cidades para trabalho e lazer em 2024

Segundo o levantamento da IWG, a capital húngara, Budapeste, lidera o ranking em 2024. Barcelona, na Espanha, e o Rio de Janeiro, no Brasil, ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Estas cidades destacaram-se na pesquisa por diversos critérios que vão além do trabalho, abrangendo aspectos culturais e de bem-estar.

Critérios avaliados no ranking do IWG

O IWG utilizou dez categorias para avaliar as cidades: acomodação, alimentação, clima, cultura, custo de vida, disponibilidade de locais para trabalho, felicidade, sustentabilidade, transporte e velocidade da internet. Essas categorias são fundamentais para garantir uma boa qualidade de vida e produtividade para trabalhadores híbridos e remotos.

Mark Dixon, fundador e CEO da IWG, comentou à CNBC que os critérios ajudam a medir fatores cruciais para o bem-estar e a eficiência dos profissionais. A pontuação das cidades reflete o quanto elas conseguem proporcionar um ambiente agradável e funcional para quem trabalha remotamente.

Por que Budapeste é a número um?

Budapeste destacou-se em diversos aspectos, especialmente acomodação, transporte e velocidade da internet. A infraestrutura da cidade proporciona um ambiente propício para quem precisa conciliar trabalho e lazer. A capital húngara também oferece um clima agradável, ótimas opções de lazer e uma rica oferta cultural.

  • Acomodação: Variedade de opções de moradia e hospedagem a preços acessíveis.
  • Transporte: Sistema de transporte público eficiente e bem conectado.
  • Internet: Alta velocidade de conexão garantida em praticamente toda a cidade.

Barcelona e Rio de Janeiro, segundo e terceiro lugares, têm clima agradável e vibrante, o que contribui para a felicidade e bem-estar dos moradores. O Rio de Janeiro é conhecido por sua “atmosfera animada” e sol quase o ano todo, enquanto Barcelona combina beleza arquitetônica com uma vida cultural intensa. Confira abaixo o top 10 do ranking.

  1. Budapeste (Hungria)
  2. Barcelona (Espanha)
  3. Rio de Janeiro (Brasil)
  4. Pequim (China)
  5. Lisboa (Portugal)
  6. Nova York (EUA)
  7. Cingapura (Cingapura)
  8. Jacarta (Indonésia)
  9. Los Angeles (EUA)
  10. Milão (Itália)

As cidades da Ásia fizeram uma entrada marcante na lista deste ano, com Pequim, Cingapura e Jacarta subindo e se estabelecendo entre as dez melhores. Cingapura, por exemplo, subiu 14 lugares em relação ao ano anterior, ocupando agora o sétimo lugar. Esses locais oferecem uma ótima qualidade de vida e condições favoráveis para o trabalho remoto.

Se você está pensando em mudar seu local de trabalho e aproveitando para explorar o mundo, essas cidades são excelentes opções. Avaliar os quesitos de transporte, internet e, claro, a qualidade de vida pode ser o diferencial que você precisa para tomar sua decisão.