Pesquisa aponta grande mudança em vagas de trabalho nos próximos anos
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Global, aproximadamente 25% dos empregos devem mudar nos próximos 5 anos.
O levantamento foi feito de acordo com os dados de 800 empresas que empregam mais de 11 milhões de pessoas, além de um banco de dados de 673 milhões de vagas de emprego.
Saiba mais informações a seguir.
Mudança nas vagas de trabalho
O Fórum Econômico Global está acontecendo em Davos, na Suíça. No começo do mês, o levantamento “Futuro dos Empregos” detalhou como poderá ser o cenário de empregos nos próximos 5 anos.
Os números apontam que 69 milhões de cargos de trabalho serão criados, enquanto 83 milhões de vagas deixarão de existir até 2027. Isso resulta em uma diminuição de 2% no número de empregos no futuro.
Os fatores que podem explicar o fenômeno da redução de empregos são o avanço da tecnologia e o progresso da digitalização.
“A adaptação de tecnologia avança e o aumento da digitalização causará uma rotatividade significativa no mercado”, afirma um trecho do estudo.
A tendência, portanto, é a de que alguns cargos sumam por completo. É o caso de caixas de bancos e postos de atendimento. Já que eles podem ser automatizados, são os que mais correm risco em um curto prazo.
Máquinas especialistas em segurança cibernética e inteligência artificial também terão mais demanda nos anos por vir.
Quais profissões podem sumir?
Profissões muito conhecidas tendem a acabar em breve. Os cargos de repórter (redator), caixa de supermercado, contador, atendente de call center e motorista de caminhão estão na lista. Confira aqui os detalhes dos motivos que podem levar esses trabalhos ao fim.
Onde encontrar mais dicas?
Para saber tudo sobre empregos, além de vagas e concursos abertos, acesse o site empregosconcursos.com e não perca nenhuma oportunidade!
Imagem: Reprodução/iStock