Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

O que realmente importa? Saiba quais as principais demandas que funcionários esperam do CEO

Uma nova pesquisa indica que as lideranças da empresas terão que adotar um perfil cada vez mais multifacetado para agradar seus colaboradores e também os investidores do mercado. O que o estudo mostra é que os funcionários querem ser guiados por um CEO que possua determinadas características.

Já os investidores do mercado estão interessados em líderes determinados e que tomem decisões “financeiramente sólidas”. A pesquisa indica que cresceu a exigência dos empregados por um CEO acessível. Saiba quais são as principais demandas que colaboradores exigem que seu líder cumpra.

Comunicação e ética são outras características exigidas para o CEO

De acordo com a pesquisa “CEO Leadership Redefined” (“CEO Liderança Redefinida”, do inglês), realizada pela FTI Consulting, os colaboradores de hoje querem ser guiados por um CEO acessível, comunicativo e ético. Em comparação com o levantamento de 2021, o maior avanço foi em relação à acessibilidade.

O estudo mostra que o desejo de trabalhar com um líder acessível subiu de 15% para 28% nesses últimos dois anos. Tomar boas decisões financeiras também foi um dos destaques da pesquisa, com alta de seis pontos, além de ser ético, determinado e envolvente, mesmo que sem um crescimento tão expressivo.

Ser empático sofreu a maior queda, de seis pontos percentuais. Já a habilidade de comunicação foi indicada pela maioria dos empregados (88%) e investidores (95%) como uma característica fundamental do líder de um negócio de sucesso. Para os investidores, o destaque foi a determinação do chefe.

“A pesquisa buscou esclarecer aspectos críticos para os CEOs e as mudanças de expectativas [em relação ao cargo] à medida que a sociedade emerge da pandemia”, é o que explica Ana Heeren, senior managing director e head na América Latina para o segmento de comunicação estratégica da FTI Consulting.

Heeren destaca que tanto no Brasil quanto no resto do mundo o CEO continuará sendo relevante para a reputação das empresas. “A maior parte dos respondentes – ou oito em cada dez funcionários – afirma que os executivos devem ‘dar o exemplo’ em termos de comportamento para os times”, aponta.

Imagem: Reprodução/Freepik