Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

O que fazer quando alguém se opõe a sua liderança? Entenda

É mais comum do que você pensa a situação em que o seu colaborador esteja se opondo à sua posição de liderança. E esse cenário pode ser desencadeado por diversos fatores, como o liderado não ser compatível com os valores da empresa ou não reconhecer a sua capacidade como o líder daquela equipe.

Saiba o que fazer quando se encontrar diante dessa situação.

Culpa pode ser do líder, do liderado ou de ninguém

Em relação aos comportamentos do líder, a falta de transparência na comunicação, a avaliação de desempenho dos profissionais feita de forma parcial, ações contrárias ao próprio discurso, além da ausência de clareza sobre os resultados esperados são algumas causas dessa não aceitação da liderança.

Já a respeito do comportamento do liderado, a falta de autorresponsabilidade e de clareza sobre o futuro da sua carreira são razões para que se oponha à liderança. Além disso, a não identificação com a cultura organizacional, o desejo de ser esse líder e o fato de ser liderado por um ex-colega são outras.

Por fim, a responsabilidade por essa dificuldade de aceitação da sua liderança pode não ser de ninguém, uma vez que alguns comportamentos são frutos de aspectos muito mais profundos. Portanto, nem tudo dependerá apenas de você, já que o liderado também precisa ter consciência de suas ações e impactos.

O que fazer nessa situação?

Primeiro, é essencial manter o equilíbrio emocional quando sua liderança não for acatada. Também é imprescindível diagnosticar quais as causas desse cenário para tentar encontrar uma solução. Finalmente, não se afaste do liderado e procure expor quais as consequências dos comportamentos da sua equipe.

Lembre-se que o fato de estar na liderança não faz com que esteja certo em todas as situações e que faça tudo da forma correta. Nesse sentido, o trabalho do gestor é sempre uma oportunidade de reavaliar suas ações e, assim, evoluir. Portanto, ser humilde é sempre necessário para que possa reconhecer seus erros.

Imagem: Reprodução/Freepik