Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

O que exatamente é uma carreira bem-sucedida? Saiba mais

De acordo com o professor da FGV Management e especialista em gestão de negócios. Luciano Salamacha, uma carreira bem-sucedida não significa necessariamente um cargo elevado e remunerações expressivas. Para ele, o “sucesso é um estado de conforto” e também “o atingimento de um objetivo”.

Luciano aponta que, atualmente, o sucesso profissional é completamente personalizável, ou seja, cada um tem uma definição própria. Para o professor e especialista, “é a realização progressiva de objetivos que valem a pena. Tenho que sempre realizar novos objetivos, mas o ‘vale a pena’ cada um tem o seu.”

Confira se você é bem-sucedido

A primeira etapa da análise da sua carreira é identificar se você está alcançando seus objetivos da forma como planejou. “O profissional pode fazer uma análise do grau de evolução dentro de uma linha no tempo. Onde eu estava há um, três ou cinco anos? Como foi minha evolução?”, afirma Salamacha.

Além disso, também pode ajudar analisar se você está utilizando suas habilidades e talentos no seu emprego. Um profissional da administração, por exemplo, que trabalha com design não está usando suas competências. “Uma pessoa se acha talentosa, mas não tem oportunidade de usar o que sabe”, explica.

Uma outra maneira de saber se você é um profissional bem-sucedido é quando costuma ser procurado por seus colegas como uma referência. “Se minha opinião é desejada, não por processo protocolar, mas por assertividade nas minhas opiniões, isso pode ser um bom sinal”, aponta o professor e especialista.

Por fim, pode ser um sinal bastante positivo quando você percebe que os clientes da empresa estão preferindo o seu atendimento. “Se chega um cliente e você fala que está ocupado, mas que há um outro funcionário livre, e o cliente diz que quer esperar você é quando se está conquistando relevância”, afirma.

O professor lembra que “se está bem, se está conseguindo ter desafios, nutrir motivações e usar seus talentos, a soma disso tudo, independentemente da sua posição, é motivo de sobra para ser bem-sucedido. Se não se sente assim, o problema pode estar em outras áreas, como a vida pessoal.”

Imagem: Reprodução/Freepik