Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Número de trabalhadores brasileiros que buscam sair do trabalho 100% presencial tem alta surpreendente

Segundo um novo levantamento, quase 60% dos trabalhadores estariam dispostos a buscar um emprego novo, caso a atual empresa decida retornar ao trabalho 100% presencial. O estudo foi feito pela consultoria Robert Half.

Já entre aqueles que almejam por uma recolocação no mercado de trabalho, cerca de 80% têm preferência pelo modelo híbrido de trabalho. Mas, por outro lado, apenas 16% recusariam uma oportunidade que não tenha essa flexibilidade.

Saiba mais sobre a pesquisa e o que dizem os recrutadores e as empresas.

Número de brasileiros que procuram sair do trabalho integralmente presencial tem crescimento impactante

De acordo com um relatório feito pela consultoria Robert Half, 57% dos brasileiros empregados podem procurar um novo emprego, se seu atual contratante resolver voltar ao modelo presencial de trabalho. Do total de participantes, 24% afirmam que a escolha pelo trabalho remoto ou híbrido é determinante.

Uma outra parte da pesquisa mostra que 74% dos trabalhadores no Brasil desejam que as atividades sejam mantidas no modo híbrido. Deste número, 41% gostariam de definir quais e quantos dias iriam ao escritório e 33% preferem que a própria empresa faça essa definição.

O ponto de vista da maioria dos headhunters (caça-talentos) e gestores é que o retorno ao presencial não seria um problema. Mais da metade (56%) acredita que a mudança do home office para o escritório não dificultaria a atratividade de suas empresas ou a retenção de seus atuais funcionários.

Já 36% dos entrevistados pensa que o retorno poderia ser prejudicial para o negócio, tanto no que diz respeito ao recrutamento de novos talentos para compor a equipe quanto na tarefa de manter os empregados com mais tempo de serviço.

Em relação ao cenário atual das empresas, 59% delas devem adotar o modelo que mescla o presencial e o online. Por outro lado, 30% seguirão com o trabalho integralmente presencial e apenas 6% das companhias adotarão o totalmente remoto.

Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil