Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Novo trem entre SP e Campinas a 140 km/h? Saiba o que diz o documento e quais são os planos

Uma nova rota está programada para ser construída no projeto de trem intermunicipal entre São Paulo e Campinas. Seus veículos serão capazes de atingir uma velocidade máxima de 140 km/h, conforme indicado no Estudo de Impacto Ambiental do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte e Segregação Noroeste do Transporte Ferroviário de Cargas (SNO), ao qual o Via Trolebus teve acesso.

O objetivo principal desse serviço ferroviário é estabelecer uma conexão rápida entre as áreas metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas. A palavra “expresso” nesse contexto se refere a uma operação que não faz paradas nas diversas estações locais ao longo do percurso. Confira!

Novo projeto de trem intercidades entre São Paulo e Campinas

O texto detalha que a velocidade máxima projetada para os trens é de 140 km/h, com uma bitola ferroviária de 1.600 mm e uma extensão total em superfície de 103,875 quilômetros. A concepção do projeto é que os passageiros possam viajar de Campinas a São Paulo (Estação Barra Funda), com uma parada em Jundiaí, em, no máximo, 1 hora e 4 minutos no sentido predominante.

Isso implica que a operadora do serviço deverá cumprir o tempo de viagem estabelecido. No trecho entre as Estações Barra Funda e Jundiaí, o Projeto Conceitual e Referencial prevê a instalação de uma via única, com desvios (sidings) para permitir a operação em ambos os sentidos, posicionada entre as vias da Linha 7 e a via da Segregação Noroeste.

Já entre Jundiaí e Campinas, a via do TIC Serviço Expresso será posicionada no lado leste da faixa, enquanto a nova via para transporte de carga será instalada no lado oeste da faixa. Nesse trecho, haverá a compartilhamento de ambas as vias entre o TIC Serviço Expresso e o Trem Intermetropolitano.

O leilão para a prestação do serviço, que também inclui a operação da Linha 7 e do Trem Intermetropolitano, está agendado para o final de fevereiro de 2024.

Imagem: Reprodução/Freepik