Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Novas carreiras: conheça algumas profissões que serão criadas pela inteligência artificial

Um levantamento recente realizado pelo Goldman Sachs indica que a ascensão da inteligência artificial deve impactar mais de 300 milhões de empregos, de modo a reduzir sua relevância ou acabando com muitos deles. Portanto, a tecnologia pode substituir diversos profissionais desejados e bem remunerados.

Com a presença cada vez maior da inteligência artificial, a nova economia exigirá trabalhadores que estejam acostumados com essas tecnologias, garantindo seu uso responsável e ético. Algumas profissões serão mais atingidas com essas transformações, mas esses profissionais poderão buscar pela reinvenção.

Confira novas profissões criadas pela inteligência artificial

Algumas funções estão sendo criadas do zero com base em cargos já existentes misturados com as tecnologias. É o caso do engenheiro de machine learning, trabalhador que é responsável pela programação, criação e treinamento de modelos computacionais para a execução de tarefas específicas.

Um outro profissional criado pela inteligência artificial é o designer de prompts para IA, especializado na interação entre a tecnologia e os seres humanos. Esses trabalhadores têm como função identificar as necessidades dos usuários ao lidar com a tecnologia e desenvolver a melhor interação possível entre eles.

Além disso, a IA também criou o cargo de designer conversacional, responsável pela adaptação das interfaces de inteligência artificial aos atendimentos com o público e o usuário final. Esse profissional trabalha hoje com a experiência e com a comunicação de avatares, além do treinamento dessas tecnologias.

Também já existe o especialista em ética da IA, que tem como função analisar e se certificar de que os processos lógicos e programados das máquinas não estejam se sobrepondo às questões humanitárias. Isso porque, por trás de toda tecnologia, existe uma programação organizada por pessoas com ideais.

Por fim, com o objetivo de pesquisar, analisar e selecionar o que a inteligência artificial terá acesso, existe o curador de informações para IA. Esse trabalho envolve questões éticas, de inclusão e diversidade.

Imagem: Reprodução/Freepik