Notícia boa! Supermercados de São Paulo tem a maior queda de preço nos últimos 5 anos
Na última segunda-feira (21), a Associação Paulista de Supermercados (APAS) divulgou um levantamento que mostra uma deflação de 1% no preço dos supermercados de São Paulo no mês de julho deste ano. Essa é a maior queda registrada desde o ano de 2018, mas pode atingir o menor patamar desde 2017.
Saiba mais detalhes sobre o novo levantamento que foi divulgado pela APAS.
Apesar disso, houve alta de preço na área de bebidas e produtos de higiene e beleza
De acordo com um levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS), divulgado na última segunda-feira (21), houve uma deflação de 1% nos preços dos supermercados do estado de São Paulo, o que representa a maior queda registrada desde 2018.
Vale pontuar que o IPS (Índice de Preços dos Supermercados), que é feito pela associação em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), é utilizado como base para a realização do cálculo.
A maior redução foi registrada no preço dos produtos semielaborados (-3,6%), in natura (-2,31%) e industrializados (-0,14%). Por outro lado, foi apontado um crescimento no preço das bebidas (0,34%) e também dos produtos de higiene e beleza (0,9%).
Para o economista Felipe Queiroz, do Departamento de Economia e Pesquisa da APAS, o índice de preços pode ainda atingir o menor valor desde o ano de 2017. Segundo ele, isso depende de diversas condições, como mudança nos cenários macroeconômico e político, além da não ocorrência de mudanças climáticas.
Já em relação ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, a expectativa é fechar o ano no patamar de 4,9%. A meta de inflação é de 3,25%, mas há tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, ou seja, a meta será cumprida caso fique entre 1,75% e 4,75%.
Imagem: Reprodução/Folhapress