Município de Caucaia deve gerar cerca de 1,7 mil empregos em termelétrica até 2026
As possibilidades de emprego em Caucaia estão prestes a aumentar. A usina termelétrica a gás receberá um investimento de R$ 5 bilhões para entrar em atividade em julho de 2026, além de gerar 1,7 mil oportunidades de emprego no setor.
Na quarta-feira (15), o Prefeito Vitor Valim recebeu os representantes da Portocem Energia S.A, uma sociedade empresarial que venceu o primeiro leilão de Reserva de Capacidade de Potência.
As futuras vagas terão como finalidade respaldar e expandir o setor termelétrico da região, o qual será capaz de produzir ⅔ da energia que é atualmente utilizada no estado do Ceará. Novos empreendimentos são esperados para a região.
Usina termelétrica
As obras referentes à usina terão início em abril deste ano. A informação foi divulgada por Paulo Monteiro Barbosa Filho, empresário representante da Portocem Energia S.A, na Assembleia Legislativa do Ceará.
A obra ocupará 30 hectares do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O combustível usufruído para a produção de energia elétrica será o gás natural, uma fonte limpa e ecológica.
O projeto deve estar concluído em um prazo de três anos e meio. Estima-se que 1.700 empregos poderão surgir no decorrer da obra. Novos investimentos no setor podem acabar refletindo em um aumento dessas possibilidades.
O prefeito de Caucaia está esperançoso sobre os efeitos da usina em todo o estado. Para Vitor Valim, Caucaia é a entrada para novos apoios à região cearense. O depoimento foi realizado na recepção de Roman Dias e outros executivos da Portocem.
“Para se ter uma noção da importância dessa termelétrica, ela terá a capacidade de gerar 2/3 da energia que o Ceará consome atualmente. São quase R$ 5 bilhões de investimento, geração de emprego, arrecadação para o município e desenvolvimento cada vez maior para a nossa cidade”. (Vitor Valim)
Queda no desemprego desde 2021
Desde 2021, as políticas públicas vem refletindo no crescimento de ofertas de emprego em Caucaia. Informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam o município como o terceiro que mais ampliou empregos formais no Ceará, ficando atrás apenas de Fortaleza e Juazeiro do Norte.
A Prefeitura busca estimular ainda mais o crescimento do número de empregados efetivados, por meio de capacitações de empreendedorismo, programa de jovem aprendiz em empresas instaladas na região, como o Correios, e investimentos semelhantes aos agregados na usina.
Imagem: Reprodução/SEFIN Caucaia