Moradores de 320 cidades de SP têm direito a NOVO sinal de TV; saiba como solicitar
O governo de São Paulo está promovendo uma iniciativa para acelerar a substituição das antenas parabólicas tradicionais por antenas digitais em todo o estado. Embora a tecnologia das antenas parabólicas tradicionais ainda seja comum no interior, especialmente em áreas rurais, elas podem sofrer interferência do sinal 5G da internet.
A previsão é que o sinal das antenas parabólicas convencionais seja desativado até dezembro de 2024. Saiba mais!
Transição para o 5G: São Paulo acelera substituição de antenas parabólicas tradicionais
Essa mobilização faz parte do programa TecnoCidades, liderado pela InvestSP, a agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE). O TecnoCidades tem realizado diversas ações para acelerar a implementação da tecnologia 5G, que oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida e já está disponível em 141 cidades paulistas.
A InvestSP irá apoiar e incentivar as prefeituras a realizar campanhas de conscientização em espaços públicos para informar os cidadãos sobre a necessidade de trocar as antigas antenas parabólicas por versões digitais.
Em 320 cidades paulistas onde o 5G já está disponível, essa troca pode ser feita gratuitamente, desde que a pessoa ou família seja beneficiária de algum programa social do Governo Federal e esteja registrada no Cadastro Único, além de possuir uma antena parabólica convencional ativa.
Os novos equipamentos são fornecidos pela Siga Antenado, uma organização sem fins lucrativos criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelas operadoras de telecomunicações que conquistaram a concessão do 5G.
O site do Siga Antenado disponibiliza informações sobre as cidades onde a troca já é possível, sobre as regras de acesso aos equipamentos e sobre os passos para solicitar a substituição.
Além disso, a InvestSP tem realizado reuniões e eventos para orientar prefeituras e câmaras municipais sobre a necessidade de atualizar a legislação referente às antenas, o que é crucial para que as operadoras saibam onde podem instalar as antenas do 5G e invistam na infraestrutura necessária.
Desde o final do ano passado, o número de cidades paulistas com leis atualizadas aumentou de 61 para 204, de acordo com dados da InvestSP. O programa TecnoCidades também reúne gestores municipais em eventos regionais, como o que acontecerá em Registro, no Vale do Ribeira, em 31 de outubro.
Esses encontros visam discutir como apoiar a população na transição das antenas parabólicas e a importância de atualizar a legislação das antenas, que terá um impacto significativo na atração de investimentos privados e na geração de empregos e renda.
Imagem: Reprodução/Governo Federal