MEIs podem ter descontos ao financiar novos veículos; entenda
Em muitos momentos, a compra de um carro é fundamental para o desempenho profissional. Mas saiba que um veículo 0 km utilizado como ferramenta de trabalho pode ser adquirido com descontos para aqueles que possuem CNPJ. A regra tem exceções, mas está liberada para quem é cadastrado como MEI.
De acordo com informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), há mais de 15 milhões de microempreendedores individuais com empresa ativa no país. E os descontos para esses profissionais podem chegar aos 20%. Saiba como o MEI consegue comprar um carro mais barato.
Desconto na compra de veículos para MEI é ação de montadoras; entenda como o processo funciona
A modalidade que prevê a compra de carros com desconto foi proposta pelas montadoras para atrair os empresários e os frotistas, que são proprietários de companhias de táxi, por exemplo. Os descontos chegavam aos 30% até o começo da pandemia, quando o mercado automobilístico entrou em crise.
Vale ressaltar que os descontos são variáveis segundo o modelo do veículo e a montadora que está vendendo. Isso porque não existe uma legislação que regulamente esse benefício concedido aos MEIs, o que acaba permitindo que as companhias reduzam ou suspendam descontos quando bem entenderem.
Assim que a compra do carro é realizada através do CNPJ, o microempreendedor precisa aguardar a produção daquele veículo. Desse modo, a montadora encaminha toda a documentação que comprove a existência do MEI. É importante frisar que o automóvel passará a constar como sendo da empresa.
Além da existência do MEI, a documentação também contará com o faturamento dessa companhia, já que o processo de financiamento será realizado em nome dela e dependerá de um acordo a ser firmado com a instituição financeira. Hoje a modalidade de aquisição propõe descontos de no máximo 20%.
Imagem: Reprodução/Freepik