Medo de perder o emprego pode se tornar um obstáculo para profissionais
Atualmente, o medo de perder o emprego acomete muitos trabalhadores brasileiros e pode se transformar em uma barreira invisível na trajetória profissional. Isso porque essa insegurança pode limitar o potencial de desenvolvimento, além de ocasionar estresse, que influencia outros segmentos da vida.
Nesse sentido, um especialista em carreiras explica como essa incerteza pode ser utilizada pelo profissional como uma motivação para seguir em busca do seu crescimento. Saiba mais detalhes.
Alta da taxa de desemprego gera medo de perder o emprego
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em comparação com o anterior, houve um aumento de 0,9 ponto percentual na taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2023. Com isso, a taxa chega aos 8,8%.
“Estamos atravessando uma realidade onde o medo de perder o emprego tornou-se um sentimento comum entre os profissionais. Essa sensação é alimentada pela incerteza e a preocupação com a instabilidade econômica e a volatilidade do mercado”, explica o especialista em carreira, Bruno Cunha.
Assim, esse receio acaba criando barreiras significativas ao seu crescimento, uma vez que pode ficar estagnado na carreira em vez de buscar outras oportunidades. Além disso, vale ressaltar que o medo de perder o emprego afeta profissionais de todas as idades, setores, níveis de experiência e posições hierárquicas.
Nesse sentido, é fundamental utilizar esse medo como uma motivação para melhorar ainda mais as suas habilidades e procurar por novas oportunidades. Portanto, é uma chance de buscar novas opções de carreiras, investir em aprendizado contínuo ou até mesmo seguir o caminho do empreendedorismo.
“Devemos seguir algumas estratégias para superar o medo a favor da nossa carreira. Compreender como você está a frente aos seus concorrentes em sua área de atuação é fundamental para isso, resultando no aumento da confiança e redução da ansiedade sobre a perda do emprego”, aponta o especialista.
Imagem: Drazen Zigic/Freepik