Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Manifestação irá acontecer em São Paulo nesta sexta (30); entenda o motivo

Nesta sexta-feira (30), São Paulo terá uma manifestação contra a tarifa do transporte público e em comemoração aos 10 anos das manifestações de 2013, organizadas pelo Movimento Passe Livre.

O ato está marcado para o período da tarde em um dos cartões postais da capital paulista. A manifestação está sendo organizada por diversos movimentos, como o Sindicato dos Metroviários de São Paulo e partidos políticos de esquerda, como o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).

Saiba mais sobre o ato marcado para a próxima sexta e entenda a principal reivindicação.

Movimento defende abolição da tarifa

Uma manifestação contra a tarifa do transporte público está marcada para esta sexta-feira, na cidade de São Paulo. O ato é uma comemoração aos 10 anos das expressivas manifestações de junho de 2013, que foram organizadas pelo Movimento Passe Livre.

O encontro deve acontecer às 17h, em frente ao Teatro Municipal, e é organizado por movimentos sindicais, como o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, e sociais, como Coletivo Juntos! e Ação Antifascista SP, além de partidos políticos, como o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).

“Há uma década, milhares de pessoas tomaram as ruas de cidades brasileiras para protestar contra o aumento das tarifas do transporte coletivo (…) Dez anos depois, o cenário se agravou”, justificam os organizadores do ato.

O release enviado à imprensa ainda afirma que “os custos de vida aumentaram, o transporte público está cada vez mais caro e a qualidade não apresenta melhorias significativas. Além disso, a privatização continua sendo apontada como solução.”

De acordo com o grupo, a tarifa zero deve ser uma pauta considerada pela Prefeitura de São Paulo, em conjunto com o governo estadual, uma vez que a capital tem um transporte integrado entre ônibus, metrôs e trens. Atualmente, o serviço já é totalmente gratuito em 72 outras cidades brasileiras.

Imagem: Reprodução/EBC