Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

LinkedIn prevê importante mudança no mercado de trabalho

Com tantas transformações no mundo do trabalho, o LinkedIn, popular site de redes de emprego, aposta para uma mudança na forma como os empregadores estarão contratando seus funcionários nas próximas décadas. Além disso, a empresa também prevê novas maneiras de profissionais procurarem empregos.

A principal alteração seria a menor exigência por diplomas universitários e cargos anteriores e um foco maior nas habilidades dos possíveis colaboradores. Essa novidade ocorre, principalmente, depois que o mercado ficou mais apertado nos últimos dois anos. Entenda as perspectivas do LinkedIn para o futuro.

Foco em habilidades é uma forma de expandir as oportunidades

De acordo com o LinkedIn, nos próximos anos e décadas, os empregadores estarão se concentrando menos em diplomas universitários e cargos anteriores e mais nas habilidades comprovadas de um candidato, seja análise de dados, liderança ou narrativa. Essa é a direção que as empresas desejam seguir.

Segundo uma pesquisa das organizações sem fins lucrativos de desenvolvimento da força de trabalho American Student Assistance e Jobs for the Future, 80% das empresas acreditam na contratação baseada em habilidades e não diplomas. Já para metade delas, contratar graduados ainda é menos arriscado.

Esse método de contratação por competências é uma forma de expandir as oportunidades econômicas, principalmente, para os profissionais sem um diploma universitário. Mesmo sem muito progresso nessa direção até então, o mercado apertado dos últimos anos forçou as empresas a implementarem o método.

Uma das maiores dificuldades é comprovar essas habilidades. “Fora de certos setores, como construção e comércio, não temos licenças que forneçam uma representação de uma habilidade adquirida com a qual os empregadores possam contar”, é o que explica Joseph Fuller, professor de administração de Harvard.

Mesmo que competências técnicas como codificação sejam mais fáceis de serem comprovadas, habilidades consideradas interpessoais são mais difíceis de passarem por uma validação. No entanto, o professor Fuller aponta que a contratação de profissionais através de habilidades está em ascensão.

Imagem: Reprodução / Freepik