Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Jovens tem medo de trabalhos que oferecem desafios? Entenda

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou uma nova pesquisa que indica que mais de 80% dos jovens trabalhadores estão em funções com poucos desafios, ou seja, mal remuneradas e com pouca qualificação.

O levantamento do MTE ainda aponta que, em relação aos jovens que estão inseridos no mercado de trabalho, 42% são mulheres e 58%, homens. Além disso, a pesquisa mostra que 59% desse grupo é formado por pretos e pardos. Saiba mais sobre esse cenário e veja como ele pode ser transformado.

Maioria dos jovens está em trabalhos com poucos desafios

A jovem Karine Nascimento realizou diversos cursos de qualificação e acabou conseguindo um emprego na área de segurança da informação em um banco. Mesmo com os dados da pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego, ela afirma que está otimista por entrar definitivamente no mercado de trabalho, mesmo que haja muitos desafios.

“Muito desafiador porque a gente se sente inseguro, né, quando é o seu primeiro emprego numa empresa grande e você não sabe o conteúdo ali sobre o que você vai trabalhar. Mas é muito benéfico também, é desafiador”, relata.

Karine foi estudante de uma escola pública em um bairro da periferia da cidade de São Paulo. Ela explica que deu total atenção ao aprendizado com o intuito de alcançar seu objetivo: ingressar em uma universidade e seguir sua carreira profissional na área de tecnologia da informação.

“Eu quero ingressar agora na faculdade para conseguir continuar me desenvolvendo. Eu quero também conseguir inspirar outras pessoas que estão nessa fase, ingressando no mercado de trabalho”, conta a jovem.

Elaine Bancala, funcionária de um centro de empregos, explica que a mudança desse cenário de poucos desafios começa pelo estímulo para que os jovens se qualifiquem. “O jovem tem curiosidade, mas precisa que isso seja despertado. À medida que esse despertar acontece, ele vê sentido na qualificação”, afirma.

Imagem: Reprodução/Freepik