Já pensou em trabalhar em Portugal? Programa de intercâmbio pode tornar isso possível
Assim como ocorre com as oportunidades de au pair nos Estados Unidos, um novo programa foi lançado para aqueles que desejam trabalhar em Portugal. O programa, chamado de Work Experience Portugal, foi desenvolvido pela agência IE Intercâmbio e está atualmente aceitando candidaturas para sua segunda edição.
Com uma duração de seis meses, o programa possibilita que os intercambistas trabalhem em hotéis, recebendo remuneração, alojamento e alimentação como parte do pacote. Saiba mais!
Work Experience: possibilidade de trabalhar em Portugal
Patrick Guimarães, CEO da IE Intercâmbio, explica: “Temos 25 anos de experiência no campo de intercâmbio de trabalho no exterior, inclusive com o programa Work Experience nos EUA. Atualmente, estou residindo em Portugal e foi a partir dessa experiência que identifiquei a demanda por mão de obra para empregos temporários.”
No primeiro semestre de 2023, houve um aumento de aproximadamente 32% no número de consultas sobre programas de intercâmbio para Portugal em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o CEO.
Guimarães ainda destaca que o objetivo do programa Work Experience Portugal, assim como o equivalente nos EUA, é proporcionar aos participantes uma experiência de trabalho internacional, aprimorar suas habilidades no idioma inglês e estabelecer contatos com pessoas de diferentes nacionalidades, independentemente de sua área de formação.
Quais são os requisitos necessários para se candidatar?
As vagas estão disponíveis em 27 estabelecimentos hoteleiros em várias regiões de Portugal, abrangendo destinos como Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro e Madeira.
Os principais requisitos incluem:
- Ser um estudante universitário com idade entre 18 e 35 anos, matriculado em cursos de graduação, pós-graduação ou mestrado, com até cinco anos de formado;
- Possuir um visto E8, adequado para trabalho temporário;
- Ter recursos financeiros para cobrir o custo do programa, que é de 1299 euros mais a taxa de matrícula da agência;
- Ter condições de arcar com despesas de seguro saúde e passagens aéreas;
- Ter um nível intermediário de proficiência em inglês.
Guimarães ressalta a importância do inglês, pois os hotéis atendem principalmente turistas dos Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Quanto melhor o domínio do idioma, mais variadas são as funções disponíveis, que podem incluir cargos como lavador de louças, garçom, bartender e limpeza. No entanto, há a possibilidade de migrar para outras funções com base no desempenho do profissional.
Como se inscrever?
As inscrições podem ser realizadas até 15 de novembro deste ano através do site oficial da agência, e a previsão de partida está agendada entre abril e maio de 2024.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/AP Photo