Já pensou em trabalhar em Portugal? País possui mais de 60 mil vagas de emprego disponíveis
De acordo com uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup, Portugal é o quarto país com a maior escassez de talentos no mundo. Atualmente, segundo dados do Ministério do Trabalho português, há mais de 60 mil oportunidades de emprego que as empresas não estão conseguindo preencher.
Nesse sentido, por conta de uma série de fatores, o país europeu está sendo visto cada vez mais como uma possibilidade de internacionalização de carreira para brasileiros que têm desejo de viver no exterior. Renato Martins, CEO da Move, explica que a língua e a familiaridade cultural são alguns desses fatores.
Confira dicas para trabalhar em Portugal
Em primeiro lugar, é fundamental se informar antes de tomar qualquer decisão, já que acabamos idealizando a vida em outro país. Martins aponta que “é preciso buscar informação e entender se aquele país oferece o estilo de vida que a pessoa quer. Só assim é possível tomar uma decisão informada.”
O especialista ainda reforça que o ideal é já procurar um emprego do Brasil através de empresas de recrutamento, que são responsáveis pela ponte entre profissionais brasileiros e empresas portuguesas. “Existem sites portugueses que também divulgam vagas, como Idealista, Sapo.com e InfoJobs”, explica.
Além disso, é imprescindível procurar ajuda, o que pode ser feito de diferentes formas. Algumas empresas estão dispostas a auxiliar os profissionais, inclusive com a retirada do visto, e até a assessoria pode estar disponível. Lembre-se também de estudar os aspectos trabalhistas e fiscais de Portugal.
Por fim, com tantas categorias de visto, é essencial se candidatar para aquele que está mais adequado com o seu perfil. Nesse sentido, há visto para pessoas formadas em TI, empreendedores, investidores e profissionais de outras áreas. Também é interessante já observar se atende aos requisitos da categoria.
Vale ressaltar que, depois da submissão online, o consulado tem 60 dias para conceder o visto.
Imagem: Reprodução/AP Photo