Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Inverno em São Paulo deve ser “mais quente” neste ano

O inverno de 2023, no Brasil e em todo o Hemisfério Sul, está previsto para começar às 11h58 desta quarta-feira (21) e terminar às 3h50 do dia 23 de setembro, quando começa a primavera, pelo horário de Brasília. Neste ano, o fenômeno El Niño influenciará todo o continente e deixará a atmosfera mais quente.

No entanto, haverão dias mais frios mesmo que por pouco tempo. Veja como ficarão as temperaturas e a precipitação nos meses de inverno que estão por vir, em São Paulo e no Brasil.

Apesar de algumas ondas de frio, inverno será mais quente

A tendência é que as temperaturas ficarão um pouco acima do normal em todos os meses do inverno no estado de São Paulo. Apesar disso, também são esperados alguns picos de frio nos meses de julho e agosto. Já em setembro, com maior influência do El Niño, São Paulo ficará mais quente que o normal.

No mês de julho, a expectativa é que haverá duas frentes frias, que até poderão levar alguma precipitação para o estado. No entanto, a previsão é que o volume de chuva fique dentro da normalidade nesse mês. Já a umidade de agosto deve surpreender com chuvas acima do esperado para esse período do ano.

Durante a passagem de frentes frias continentais ao longo do mês de julho, geadas poderão acontecer em algumas áreas no sul do estado de São Paulo e na Serra da Mantiqueira. As temperaturas deverão ficar um pouco abaixo dos 10 °C na maioria das regiões paulistas nos picos de frio de julho e agosto.

O principal causador das temperaturas um pouco mais elevadas para o inverno é o fenômeno El Niño, que atingirá o Brasil e toda a América do Sul de modo a aquecer a atmosfera da região nos meses que virão.

Imagem: Reprodução/Pixabay