Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Inteligência Artificial pode acabar com 80 profissões em 5 anos

O mercado de Inteligência Artificial vem avançando significativamente nos últimos anos e, agora, com o boom do Chat GPT, muitas pessoas vêm discutindo sobre o impacto da tecnologia em nossas profissões. 

Muito se fala sobre a substituição do trabalho humano pela Inteligência Artificial, e muitas pessoas acreditam que nunca haverá uma substituição integral e completa, mas algumas profissões podem ser consideradas obsoletas. 

Assim, muitas pessoas vêm testando a IA, e uma dessas pessoas foi o especialista André Cia, que conduziu um experimento utilizando o Chat GPT-4, para coletar informações sobre quais serão as profissões substituídas pela IA nos próximos anos. 

O Chat GPT-4 respondeu às perguntas de Cia, com uma lista das profissões e do tempo em que elas serão substituídas, segundo a inteligência artificial.

Profissões que serão substituídas pela Inteligência Artificial 

Imagem representativa da Inteligência Artificial
Reprodução: Freepik

 Algumas das profissões que já estão sendo substituídas, segundo o Chat GPT-4, são: 

  • Tradução: traduzir diversos idiomas
  • Redator: criação de conteúdo com alta qualidade
  • Revisor de textos: correção e identificação de erros gramaticais
  • Assistente virtual: gerenciar tarefas e manter uma comunicação eficiente

Algumas outras profissões têm prazos para serem substituídas de 6 meses, como atendentes de telemarketing, profissionais de suporte técnico. Outras, o prazo já é maior: os designer gráfico serão substituídos em 24 meses! 

Outras profissões que serão substituídas pela Inteligência Artificial

A profissão que a inteligência artificial prevê de ser substituída em 5 anos é de desenvolvedor de softwares. Outras demorarão menos, mas não vão fugir da obsolescência: Especialistas em marketing, organizador de eventos, fotógrafos, analistas de sistemas, corretores de seguros, gestores em recursos humanos e muitos outros! 

Profissões da área da saúde também não estão de fora: Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas serão substituídos em 4 e 5 anos, respectivamente. Profissionais da engenharia também são visados para a substituição. 

Para o futuro, nos falta uma coisa: nos adaptar à tecnologia (ainda mais) e usá-la como uma boa ferramenta para otimizar e nos auxiliar em nosso dia a dia! 

O que você pensa sobre isso? Você utiliza a inteligência artificial no seu dia a dia? Nos conte aqui nos comentários!