Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Inmet confirma que outubro foi o mês mais chuvoso em São Paulo: veja consequências

No mês de outubro, a cidade de São Paulo experimentou um fenômeno meteorológico notável, de acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As medições conduzidas no Mirante de Santana, localizado na Zona Norte da cidade, revelaram um acumulado de chuva de 356,0 milímetros até as 10 horas da manhã do dia 31 de outubro.

Esse valor representa um aumento impressionante de 180% em comparação com a média de precipitação registrada entre os anos de 1991 e 2020. Além disso, a quantidade de chuva observada em outubro de 2023 superou substancialmente o recorde anterior, que datava de 1969, quando o mês registrou 237,9 mm de chuva.

Clima em São Paulo em Outubro de 2023

O mês de outubro de 2023 foi caracterizado por chuvas intensas e frequentes, ocorrendo em, pelo menos, 13 dias, representando um aumento de 21% no acumulado em relação à média dos primeiros dez meses do ano. Essa frequência contribuiu significativamente para o aumento do acumulado anual, que atingiu a marca de 1.553,7 mm.

De acordo com o Inmet, o maior volume de chuva em um único dia foi registrado na manhã de 9 de outubro, totalizando 86,6 mm. Importante ressaltar que as medições do Inmet são feitas diariamente às 10 horas da manhã e são consideradas para o dia em questão. Portanto, as chuvas que ocorreram na tarde do dia 31 de outubro já serão contabilizadas nas estatísticas do mês de novembro.

Vale ressaltar que, além de outubro, apenas o mês de fevereiro apresentou um excedente hídrico quando comparado à média histórica.

Temperatura durante o mês

Apesar das chuvas abundantes, as temperaturas em outubro continuaram variando, com uma média de temperaturas máximas de 27,2 °C, 0,7 °C acima do normal. A temperatura mais alta do mês atingiu 33,7 °C, registrada no dia 24.

Assim, embora outubro tenha se destacado pelas chuvas excepcionais, o mês foi, de maneira geral, mais ameno do que setembro, quando uma onda de calor elevou as temperaturas em 5% acima da média. Em relação ao futuro, segundo as projeções do Inmet, a tendência para novembro para a região Sudeste é de temperaturas acima da média, com um clima mais ameno, seguindo o exemplo do mês anterior.

Para mais matérias e novidades, confira nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik