Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Grandes ou pequenas empresas? Como decidir qual é melhor para sua carreira

É muito comum que, ao procurar por um novo emprego, o trabalhador se pergunte se o melhor é ingressar em uma empresa pequena ou grande, além de se questionar quanto aos benefícios e vantagens de cada uma. Ou seja, em qual delas é possível encontrar um emprego significativo e bem remunerado?

Descubra algumas respostas para essa pergunta.

Empresas grandes e pequenas têm suas vantagens e desvantagens

A verdade é que, independentemente do tamanho, em qualquer tipo de empresa é possível ser bem remunerado e alcançar uma vida financeiramente estável. No entanto, trabalhar com o que se gosta, receber uma boa quantia de dinheiro e ter tempo para a vida pessoal é sempre um cenário desafiador para conquistar.

Em uma grande empresa, por exemplo, você não tem muito espaço para exercitar sua criatividade, já que conta com processos eficientes e já testados. Em uma empresa menor, terá maior liberdade para fazer tudo do seu jeito, mas, por outro lado, receberá menos recursos financeiros, técnicos e de pessoal.

Em relação ao crescimento profissional, grandes negócios irão ofertar maiores projetos para você trabalhar, o que enriquecerá o seu portfólio, mas terá que lidar com promoções mais lentas. Em firmas pequenas é o contrário, ou seja, há muitas oportunidades de ascensão, mesmo que com menos grife.

Quando se fala em remuneração, nos últimos anos, as empresas pequenas têm adotado políticas salariais bem agressivas a fim de reter seus profissionais mais importantes. Isso significa que, ao contrário do que se pensa, nem sempre os grandes negócios oferecem salários maiores do que as companhias menores.

De modo geral, pequenas empresas são mais voltadas àqueles que procuram por autonomia, acesso frequente ao chefe e ascensão de carreira no curto prazo. Já as grandes empresas são destinadas aos profissionais que buscam por um ambiente estruturado, status e participação em projetos arrojados.

Imagem: Reprodução/Freepik