Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Grande empresa faz demissão em massa de funcionários em São Paulo

Nesta segunda-feira (8), a companhia japonesa Bridgestone anunciou mudanças para sua fábrica de Santo André, na região do ABC Paulista, com a demissão de 600 funcionários. O corte em massa acontece depois que a empresa decidiu pela interrupção da produção de pneus para carros da unidade.

A companhia pretende seguir com a produção desses pneus em uma fábrica de outro estado. A unidade do ABC Paulista emprega hoje 3,4 mil funcionários, número que deve chegar aos 2,8 mil após a demissão em massa anunciada. Saiba mais sobre a decisão da Bridgestone e o posicionamento da empresa.

Bridgestone realiza corte em massa no ABC Paulista

Em nota, a empresa japonesa explica que a escolha pela demissão é “parte de um processo contínuo de avaliação do negócio e do mercado, para assegurar a competitividade da companhia e determinar a melhor alocação de recursos”.

O corte em passa da fábrica de Santo André, na região do ABC Paulista, ocorre após o término da produção de pneus na unidade. A previsão da Bridgestone é concentrar a produção desses pneus destinados a carros em outra fábrica, na cidade de Camaçari, na Bahia.

O anúncio da mudança foi feito nesta segunda-feira e, com a demissão de 600 funcionários, a fábrica de Santo André seguirá empregando cerca de 2,8 mil pessoas. Esse é mais um caso de cortes feitos na indústria automobilística do ABC, nos últimos anos.

No ano de 2019, por exemplo, a Ford determinou o encerramento das suas atividades no país e sua fábrica em São Bernardo do Campo foi fechada, provocando 600 demissões. Já em abril de 2022, foi a vez da Toyota também fechar as portas de sua unidade em São Bernardo.

Também no ano passado, em setembro, a Mercedes-Benz demitiu 3,6 mil funcionários. No entanto, a partir de um acordo feito entre a empresa e o sindicato dos metalúrgicos, um programa de demissão voluntária esperava 1,5 mil adesões.

Imagem: Reprodução/Freepik