Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Governo e população comemoram! SP bate recorde na segurança do estado após 23 anos

Os índices de homicídios dolosos demonstraram uma queda significativa mais uma vez no estado de São Paulo.

Saiba mais sobre esse avanço na segurança de SP a seguir!

Tendência Positiva: Queda nos Homicídios Dolosos em SP

Durante os primeiros sete meses deste ano, foram contabilizados 1.489 casos de homicídios dolosos, representando uma diminuição de 10% em comparação ao mesmo período de 2022, que registrou 1.654 ocorrências.

O mês de julho também registrou uma queda notável, atingindo 37,5%, com os números passando de 259 para 162 casos. Tanto no acumulado do ano quanto no mês isolado, esses números são os menores desde o início da série histórica em 2001.

Contudo, essa tendência de redução nos homicídios intencionais começou a ser melhor observada a partir de maio.

Nos primeiros cinco meses deste ano, o indicador apresentou uma queda de 2,7%, saindo de 1.168 para 1.136 casos. No que tange à comparação mensal, a diminuição foi de 228 para 195 casos, uma redução de 14,5%. Ambos os totais representam as menores incidências do indicador em um intervalo de 23 anos.

No primeiro semestre, uma dinâmica semelhante se manifestou, registrando um recorde histórico de redução tanto em dados mensais quanto acumulados ao longo do ano.

De janeiro a junho, foram reportadas 1.327 mortes, comparadas às 1.395 no mesmo período de 2022, o que se traduz em uma queda de 4,9%. Em junho, a diminuição foi ainda mais acentuada, com uma redução de 15,9%, passando de 227 para 191 casos.

Quais são as causas para esse declínio?

Essa tendência positiva é resultado direto das ações das forças policiais e da implementação de políticas públicas eficazes no combate a esse tipo de crime.

Um exemplo é o lançamento do Sistema de Informação e Prevenção aos Crimes Contra a Vida (SPVida) em fevereiro. Esse sistema automatizado coleta dados e auxilia as autoridades policiais na análise da dinâmica criminosa relacionada aos crimes contra a vida. Isso possibilita a formulação de diagnósticos e planos de ação visando a redução das mortes no estado.

Uma característica notável do SPVida é que ele também disponibiliza os dados à população, permitindo consultas sobre os locais onde os crimes ocorreram.

Isso contribui para uma maior transparência e envolvimento dos cidadãos, possibilitando não somente a cobrança de ações por parte do governo, mas também a colaboração com informações, vídeos e imagens que possam auxiliar na solução dos casos. A ferramenta SPVida pode ser acessada através do link: ssp.sp.gov.br/Estatistica/ProtecaoVida.aspx.

Outra iniciativa que influencia diretamente na redução das mortes é a apreensão de armas de fogo ilegais. As apreensões aumentaram em 10,7% no estado de janeiro a julho deste ano em comparação ao mesmo período de 2022, saltando de 5.878 para 6.506. Desse total, 108 eram fuzis.

Imagem: Reprodução/Gazeta do Povo